Saber lidar com problemas do dia a dia não é tão simples assim, imagina então se esse problema envolve o seu prazer?

Muitos homens desenvolvem esse problema por diversos motivos, mas antes de falar quais são eles, você sabe o que é a Ejaculação Precoce?

Ejaculação Precoce, ou abreviando E.P., acontece quando o homem ejacula sem que tenha o controle disso, logo após a penetração ou antes dela. Para caracterizar como distúrbio, é necessário que isso ocorra com frequência e que o homem não se sinta capaz de satisfazer a parceira em pelo menos 50% das relações.

No meu interessante ponto de vista e com o meu tempo de experiência atuando como terapeuta tântrica, eu diria que precoce é aquele que não se sente satisfeito durante a relação por não conseguir controlar a ejaculação, seja com a parceira, com o parceiro ou sozinho.

As causas podem ser multifatoriais, mas temos algumas mais frequentes, entre elas: ansiedade, falta de experiência, muita sensibilidade, condicionamento, parceiros potencializadores da E.P., vício em pornografia, entre outros.

Agora que você já tem essas informações, como lidar com essa questão?

Bom, o primeiro passo é você identificar quando isso começou: sempre foi assim? Faz pouco tempo? Alguns anos? Sozinho e/ou acompanhado?

Após identificar, caso tenha sido desde a primeira relação, é necessário observar se você é muito sensível no pênis ou se apenas se habituou a se masturbar muito rápido ou fazer sexo muito rápido por falta de privacidade e/ou ansiedade.

Caso tenha começado a acontecer de um tempo para cá, se pergunte o que mais aconteceu na sua vida, em outras áreas que podem ter influenciado, por exemplo: estresse no trabalho, brigas no relacionamento, problemas na família, etc. Nestes casos, eu aconselho fazer acompanhamento com um terapeuta.

Pode ocorrer também como efeito colateral de remédio ou alteração hormonal. Por isso, sempre é bom fazer um checkup geral com o seu urologista, para descartar qualquer hipótese de problemas fisiológicos. E também verificar se algum remédio que você está tomando tenha esse efeito colateral.

Bom, fazendo essa autoanálise, fica muito mais fácil entender o porque você não consegue ou não está conseguindo controlar a ejaculação.

E claro, o segundo passo e não menos importante: caso você tenha uma parceira ou parceiro, é necessário ter um diálogo muito aberto e ter o apoio dessa pessoa para que possa escolher o melhor tratamento e que juntos possam resolver e ter uma vida sexual mais prazerosa. Com o apoio da pessoa amada, fica muito mais fácil.

Precisa de ajuda?