O pompoarismo é uma arte milenar que teve origem na Índia e foi aperfeiçoada na Tailândia, em que era um legado passado de geração para geração, em que as mães ensinavam para suas filhas as técnicas para contrair e relaxar os músculos. Até hoje, na Tailândia o pompoarismo, também conhecido como Ping Pong Show é uma atração turística quase obrigatória.
Apesar de ser uma técnica milenar, no Ocidente esse método só ficou conhecido por conta das pesquisas do ginecologista americano Arnold Kegel (1894–1981) nos anos de 1950, através de seus estudos sobre a musculatura pélvica, percebeu que as mulheres que praticavam essa técnica apresentam menos chances de desenvolver incontinência urinária, flacidez vaginais, prolapso genital, além de preparar a mulher para a gestação e parto . Ele desenvolveu uma série de exercícios, que seriam batizados com o seu nome, para fortalecer os músculos vaginais e para tratamento e prevenção de muitas disfunções do assoalho pélvico.
No Brasil, a técnica passou a ser mais conhecida em meados da década de 70, porém era uma prática mais restrita a prostituição e aos circuitos da pornografia. Muito diferente dos dias atuais em que o Pompoarismo ganha cada dia mais adeptas e está presente na mídia, nas redes sociais, faz muito sucesso em Canal de Youtube e está presente até nas rodas de conversas. Hoje, a pessoa interessada pode fazer aulas e treinamentos com pessoas especializadas em desenvolver essa técnica e proporcionar os benefícios.
Mas, qual é essa técnica e quais são os benefícios?
O pompoarismo é uma técnica que consiste na contração voluntária dos músculos pélvicos (pubococcígeo). O objetivo é fortalecer essa musculatura para proporcionar bem estar para a saúde íntima da mulher, além de prolongar e intensificar o prazer sexual. Essa prática das contrações destes músculos traz inúmeros benefícios para a autoestima e para a vida como um todo.
O primeiro, e talvez mais importante benefício para a SAÚDE, é fortalecer os músculos pubococcígeo (que sustentam os órgãos internos) prevenindo prolapso (queda) da bexiga, incontinência urinária, e o afrouxamento da região pélvica, que ocorre com a idade e com partos sucessivos.
Ainda na questão da saúde, contribui e muito para a prevenção de incontinência urinária de esforço (perda urinária ao tossir, subir escadas, rir, fazer esforço e carregar peso) ou como terapia complementar para quem já possui esse problema, que serve como um tratamento.
Essa prática ainda contribui para regular o intestino e os ciclos menstruais. E também ajuda no rápido restabelecimento do tônus vaginal, após o parto, entre muitos benefícios para a saúde como um todo.
Ao levar para a segunda área em que o Pompoarismo afeta positivamente, o prazer, através de sua prática a pessoa prolonga e intensifica o prazer sexual da mulher e sua parceria durante toda relação. Ocorre um aumento da excitação sexual devido aos movimentos que estimulam o clitóris e as áreas adjacentes promovendo maior autoconhecimento do corpo e das sensações eróticas.
O primeiro, e talvez mais importante benefício para a SAÚDE, é fortalecer os músculos pubococcígeo (que sustentam os órgãos internos)
Por falar de autoconhecimento, mulheres que nunca tiveram um orgasmo podem aprender a ter, devido ao desenvolvimento da percepção da musculatura.
Ainda na parte do prazer, mas totalmente ligada a saúde íntima da mulher, a prática do pompoarismo aumenta a lubrificação vaginal devido a maior quantidade de fluxo sanguíneo na região pélvica durante a prática, o que contribui para reduzir a secura vaginal, principalmente em mulheres que já entraram na menopausa. Mas, o erro mais comum é achar que essa prática é destinada somente a mulheres na menopausa por conta do afrouxamento pélvico. Importante esclarecer que todas as mulheres independente da idade podem fazer de forma preventiva, para evitar problemas futuros.
O melhor de tudo é que o Pompoarismo quando feito com a orientação de uma boa profissional e da forma correta não tem contra indicação e muito pelo contrário ajuda na saúde íntima, no bem estar e no prazer.
Sabendo disso a AMOTERAPIA incentiva essa prática e coloca a disposição seu time de profissionais para esclarecer suas dúvidas sobre o tema, caso queira se aprofundar no assunto entre em contato conosco.
*As opiniões contidas neste artigo são de responsabilidade do autor.