“Quando o homem idealiza um comportamento sexual satisfatório, mas o que realiza é interpretado como fracasso, ele ativa a memória negativa, trazendo como consequência o desenvolvimento da disfunção sexual.”

As disfunções sexuais de origem psicossociais são divididas em duas categorias: socioculturais e comportamentais.

No âmbito sociocultural estão as instituições família e religião, na transformação sexual estão as motivações individuais e políticas, além dos tabus e crenças sexuais.

No âmbito comportamental estão as vivências destrutivas como: violência sexual, primeiras experiências sexuais ruins; e situações que inibem as experiências sexuais. Padrões de relacionamentos inadequados.

Pesquisas apontam que homens com disfunção erétil construíram em sua sexualidade, muitos mitos e pensamentos inadequados, e se tornaram vulneráveis ao desenvolvimento das disfunções sexuais. Homens com crenças equivocadas sobre a sexualidade estão mais propensos a desenvolver pensamentos trágicos como consequência de um eventual insucesso sexual.

A preocupação com o desempenho sexual e o foco da atenção voltado à expectativa da penetração, são estímulos que distraem o homem, afetando a resposta erétil. Diante das situações que causam a distração, a atenção é associada ao modo como o homem vai interpretar os estímulos, são esses pensamentos de baixa eficiência que aumentam as chances do indivíduo de desenvolver o transtorno sexual.

Quando os estímulos sexuais são interpretados pelo indivíduo de outra maneira e recebem significados não sexuais ou com conteúdo emocional negativo, isso pode contribuir com o surgimento das emoções negativas durante o sexo.

Quando o homem idealiza um comportamento sexual satisfatório, mas o que realiza é interpretado como fracasso, ele ativa a memória negativa, trazendo como consequência o desenvolvimento da disfunção sexual.

As pessoas disfuncionais geralmente tem pouco ou nenhum conhecimento do corpo e como ele responde aos estímulos eróticos. Com isso, cada ato sexual insatisfatório gera mais ansiedade pelo que pode acontecer na próxima tentativa. A Terapia Sexual tem como principal objetivo promover a educação em sexualidade e a mudança de comportamento.

Precisa de ajuda?